31 de Março – Dia Nacional da Saúde e Nutrição


dia da saúde e nutrição Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Em 31 de Março é celebrado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Porém, na verdade, não há muito que celebrar, a cada ano cresce o número de obesos no Brasil e no mundo em geral! Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelou números alarmantes: a obesidade no Brasil a cada ano, cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país. Outro dado importante apresentado foi o de que hoje 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. Quase metade da população está acima do peso ideal.

Na verdade, o dia 31 de março pode ser usado como um lembrete que a alimentação saudável aliada a prática de atividades físicas é a base para melhorar sua Qualidade de Vida e Bem Estar! E sim se animar e acreditar que podemos melhorar nossa Saúde e Qualidade de Vida!

Uma alimentação equilibrada é sem dúvida um dos princípios básicos para uma vida saudável. Comer saudavelmente ajuda a prevenir doenças crônico-degenerativas. O tabagismo, o stress, o sedentarismo, a ingestão excessiva de álcool e uma alimentação errada com grande quantidade de gordura, açúcar e pobre em fibras, são fatores que proporcionam o desenvolvimento de doenças como obesidade, colesterol, hipertensão arterial, triglicerídeos elevados, e a diabetes, eles estão diretamente ligados com os fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular! Alimentos saudáveis podem ajudar na prevenção do câncer!

A equipe do Saúde e Suplementos separou 10 dicas do Ministério da Saúde para que você possa melhorar sua saúde e bem estar!

Dez Dicas simples e rápidas para melhorar sua saúde e bem estar!

1) Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2) Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3) Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5) Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6) Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

8 ) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9) Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10) Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
Vida a saúde!

“Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio a sua alimentação” (Hipócrates).

Parabéns a todos profissionais que trabalham em pró da Saúde!

Observação: Se você tem ou conhece quem tem diabetes e/ou hipertensão e toma medicamentos! Conheça os Medicamentos de hipertensão e diabetes de graça na Fármacia Popular!

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Olá pessoal! vamos aproveitar esse dia e dar uma “sacudida” na vida! Está sedentario? Busque uma atividade física que você gosta e bora sacudir o esqueleto! Viva e busque ser 1% melhor do que foi ontem e assim por diante! Você pode conquistar o que você quiser! Acredite em você!

    Bjos e parabéns a todos que lutam pela saúde! Adoro esse blog;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>