Aeróbico antes ou depois da musculação ?


homem correndo na esteira
Se você freqüenta academia, ou pratica atividade física já deve ter se perguntado… Fazer aeróbico antes ou depois da musculação? Essa é uma pergunta que muitos se fazem e sempre fica aquela dúvida. Por isso, pesquisei com profissionais da área, e descobri que primeiramente você tem que saber qual é o seu objetivo:
- Aeróbico em jejum;
- Emagrecimento;
- Diminuir medidas em membros inferiores;
- Ganhar massa muscular;

- Problemas de pressão alta ou cardíaco.
Conheça agora como proceder com cada objetivo!
Aeróbico em Jejum
Se a sua meta é emagrecer e você tem como realizar o aeróbico logo quando acorda ( tente realizar nos primeiros 20 minutos), faça o aeróbico em jejum, com intensidade de no máximo 70%, tome o seu café da manhã logo em seguida e se programe quanto o horário da musculação! Tem pessoas que criticam essa prática, porém, quem teve pique e experimentou comenta que a redução da gordura corporal é notável.
Emagrecimento
Para quem deseja emagrecer, posso dizer por experiência própria, faça musculação primeiro. Especialistas comentam o treino de musculação usa principalmente carboidratos como fonte de energia, sendo assim, se você realizar um bom treino, diminuirá muito essas reservas de carboidrato e quando você for iniciar o aeróbico entrará no metabolismo de gordura mais rapidamente.
Observação: Se você optar para realizar o aeróbico primeiro, além de perder a vantagem citada acima, seu treino de musculação provavelmente

Diminuir medidas em membros inferiores

Aeróbico primeiro e depois o treino de musculação. Ao realizar o aeróbico. De preferência ao trabalho de alta intensidade (freqüência cardíaca em torno de 85%), com intervalos de um a dois minutos e recuperação e freqüência mais baixa (70%). E faça a musculação logo após!

Observação: Fique de olho no tempo e evite que o treino todo aeróbico mais musculação não ultrapasse 1h15min.

Pressão alta ou problemas cardíacos

Aeróbico primeiro, para ajustar o ritmo cardíaco e manter a pressão sob controle. Atenção quanto a intensidade, a mesma deve ser baixa, em torno de 65 a 70 %, já que existem fatores de risco, e a duração em torno de 40 a 45 minutos. Faça musculação imediatamente após e nunca bloqueie a respiração durante a execução dos exercícios (inspire e expire naturalmente).

Observação: Cada caso é um caso e se tratando de saúde procure um especialista!

Ganhar massa muscular

Os programas de treinamento tanto de resistência quanto aeróbico reduzem a magnitude do aprimoramento na força e potência musculares, ou seja, o treinamento aeróbio dificulta o desenvolvimento máximo da força e da potência quando realizado simultaneamente ao treinamento de força. No entanto, o condicionamento cardiovascular também deve ser aprimorado, neste caso, é recomendável o aeróbio, pelo menos 20 minutos, duas ou três vezes por semana. O Dr. José Maria Santarém cita: “os exercícios anaeróbios propiciam emagrecimento no período pós-exercícios, quando toda atividade metabólica de síntese protéica e glicídica ocorre à custa de energia aeróbia proveniente, na sua maior parte, dos ácidos graxos do tecido adiposo”.

Algumas pessoas preferem fazer o aeróbico em dia que não se treina a musculação, por exemplo, segunda, terçá e quarta você treina musculação, já na terça e quinta você faz 30 minutos moderados de aeróbico.

Agora ficou fácil saber qual é o melhor momento de se fazer o aeróbico! Caso você seja iniciante, procure um especialista para que ele possa lhe orientar se tiver alguma restrição. Tenha persistência e paciência que você consegue alcançar os seus objetivos!

Deixe seu comentário!

Abraço e bom treino!!!

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>