Alimentos saudáveis podem ajudar na prevenção do câncer!

 

melancia

Alimentos saudáveis contra o câncer? É isso mesmo, os médicos do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo alertam que o consumo de alimentos com variedade, qualidade e quantidade adequada é um dos principais fatores na prevenção do câncer.

O setor de nutrição do hospital preparou uma lista com alguns desses alimentos.
Abóbora,Mamão, manga,… Todo alimento que é amarelo ou alaranjado é fonte de betacaroteno. “O betacaroteno tem alguns estudos que demonstram fator de proteção contra o câncer de pulmão e o câncer de mama”, explica Ana Carolina Vieira Sandrini, nutricionista.

“Ajuda o organismo a fazer uma limpeza do interior das células. Acredita-se que uma das maneiras de enfrentar o câncer seja você diminuir a quantidade de oxidação dentro das células, isso facilitaria a morte celular das células cancerosas”, diz Paulo Hoff, oncologista.

Se você ficar na dúvida entre comer o mamão em pedaços ou batido no suco, a nutricionista afirma que dar preferência à fruta em pedaços é melhor, por causa da fibra. “Diminui o risco de você ter prisão de ventre e está associado a uma formação menor de pólipos e câncer de intestino. A idéia é que você tenha um tempo menor de exposição de substâncias tóxicas no intestino”, revela.

Os alimentos vermelhos como a melancia e o tomate têm o chamado licopeno. “Uma substância muito importante. A maior parte dos estudos foram feitos nessa direção, na direção do câncer de próstata, mas o licopeno certamente ajuda no combate a outros tipos de câncer também”, afirma o oncologista.


A nutricionista diz que não adianta nada comer um prato enorme de peixe hoje e depois passar semanas, meses, sem esse tipo de alimento no cardápio. O peixe por exemplo tem uma gordura boa, chamada ômega 3, que também é fator de proteção contra o câncer.

As opções são variadas. “Por exemplo, atum, arenque, sardinha, cavalinha, salmão, bacalhau. Mais ou menos um filé por dia”, sugere a nutricionista.

O ômega 3 também é encontrado na linhaça e em alguns tipos de óleo como o de soja e o de canola, mas cuidado para não exagerar. Você pode aumentar o colesterol ruim, o LDL.

Conheça os dois benefícios que você pode obter. “A linhaça inteira ela tem o benefício da fibra, mas se eu quiser o fator de proteção do ômega 3 eu preciso bater ela pra absorver esse ômega 3, porque se ela tiver inteira ela não é digerida pelo organismo”, explica.

As fibras solúveis, presentes em alimentos como brócolis, couve manteiga e couve-flor, inibem a formação tumoral, diminuindo a possibilidade de mutações genéticas.

A Carne também ajuda na prevenção do câncer. “A recomendação mundial de prevenção do câncer é limitar o consumo de 500 gramas de carne cozida por semana”, diz Ana Carolina.

O diretor do Instituto do Câncer de São Paulo diz que quanto mais cedo a dieta saudável fizer parte da rotina, maiores os benefícios. “Um cardápio que visa estimular as pessoas a terem uma alimentação melhor, que possa ajudá-las não só no tratamento e recuperação de uma doença como o câncer, mas também problemas cardiovasculares e de outras naturezas a longo prazo”, afirma Paulo Hoff, oncologista.

Clicando aqui você conhece alguns alimentos que possuem propriedades funcionais que contribuem na prevenção do câncer. E ainda pode consultar um cardápio exclusivo!!!


Observação: Essa matéria passou no Jornal Hoje http://g1.globo.com/jornal-hoje/ .

Gostou da matéria, deixe seu comentário 😉

Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Pingback:31 de Março – Dia Nacional da Saúde e Nutrição | SAÚDE E SUPLEMENTOS - Bem-Estar e Dietas para emagrecer

  2. Adorei esse post, realmente não há duvidas
    de que os alimentos são os melhores fatores protetores para
    o câncer.

  3. Olá , Baa Tarde!!!

    Adorei as matérias são muito interessantes .

    Bjos;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *