Colesterol

Colesterol Alto? Alguns Alimentos que reduzem a taxa do mau Colesterol

Otávio
Otávio alimentação

Sabe- se que cerca de 40% dos brasileiros tem uma taxa de colesterol elevada, que ultrapassa os limites saudáveis. Na maioria dos casos a combinação de informação, alimentação equilibrada e atividade física frequente já seria o suficiente para diminuir as taxas de colesterol.

O que a maioria das pessoas pensam é que o colesterol é algo totalmente negativo em suas vidas. Porém, isso não é verdade, pois o colesterol é uma substância que “calibra” naturalmente as células beneficiando as trocas entre elas e ainda auxilia na produção da bílis e dos hormônios sexuais.

O grande problema do colesterol surge por causa das altas taxas de LDL( proteína de baixa densidade). O LDL tem a fama de vilão, essa lipoproteína tem em sua composição cerca de 45% de colesterol. No seu trajeto pelo organismo, pode deixar parte dele no caminho. E assim que essa molécula vai se depositando a parede das artérias.

Apenas o HDL (a lipoproteína de alta densidade), funciona como se fosse uma “faxineira”, ela recolhe o colesterol que o LDL deixou escapar no sangue e leva o excesso para ser absorvido no fígado, evitando assim o entupimento das arteiras. Devido a isso que o HDL leva a fama de bom colesterol.

A cardiologista da Unifesp Maria Tereza Manzoli, afirma que o ideal é que os números de LDL estejam baixos e os de HDL altos. Esses números são medidos de acordo com os valores máximos e mínimos do sangue, o estilo de vida que a pessoa leva( sedentária ou não), e o seu próprio peso.

As pessoas que possuem o colesterol alto necessitam ter uma boa alimentação, é fundamental uma dieta rica em gordura monoinsaturada, frutas, legumes, verduras, fibras e grãos integrais. O consumo de alimentos específicos, juntamente com hábitos saudáveis, beneficiam o aumento do HDL (colesterol “bom”), e a diminuição o LDL (colesterol “ruim” ).

Alimentos que auxiliam na diminuição do mau colesterol !!!

Logo no café da manhã você pode trocar o pão francês pela versão integral, o pão integral consumido de forma equilibrada na sua dieta pode beneficiar a diminuir o seu colesterol. Pois a massa do pão integral traz em sua composição uma grande dose de fibras, substâncias importantes elas provocam a proliferação das bactérias no intestino, favorecendo o bom funcionamento do mesmo. Uma curiosidade, algumas dessas bactérias, se bem nutridas, fabricam uma substância chamada propionato, que auxilia nos níveis de gordura e na circulação. O leite integral pode ser substituído pelo desnatado? Se conseguir só terá benefícios, pois o leite desnatado garante mais cálcio e menos gordura ao nosso organismo, isso por que o integral possuiu mais ácidos graxos saturados, e o mesmo em excesso aumentam os níveis de LDL.

O arroz integral é mais um forte aliado. Um estudo da Universidade de Rochester revelou que o nível de colesterol LDL pode diminuir até 62% com a ingestão de tocotrienol, uma forma de vitamina E presente na casca do grão de arroz. Trata-se de um poderoso antioxidante, cada vez mais estudado, devido a este espetacular efeito sobre os lipídios de alta densidade (LDL).

A cebola é excelente no combate do colesterol alto, pois ela facilita a circulação do fluxo sanguíneo, evitando assim a formação de placas de gordura.

Outra dica importante é trocar o óleo de soja pele o azeite de oliva. O azeite de oliva tem doses boas de ácidos graxos monoinsaturados, que não aumentam as taxas de LDL e ainda ajudam a aumentar consideravelmente os níveis de HDL. “O azeite possui os compostos fenólicos que evitam a oxidação do colesterol, um fato que propicia a formação das placas de gordura nas artérias” afirma Jorge Mancini, diretor da Faculdade de Ciência Farmacêutica da USP.

O abacate e a maça também são importantes para o combate do colesterol alto, pois o abacate apesar de ser muito calórico, se ingerido com moderação é um ótimo regulador do colesterol, pois contém gorduras insaturadas. Já a maça, contém a metionina, um aminoácido essencial, pois ele participa no metabolismo das gorduras auxiliando também os níveis de colesterol no sangue.

A vitamina C, encontrada nas frutas cítricas como laranja, kiwi e morango essencial para o coração. A mesma reforça as paredes das artérias e combate a formação das placas de gordura.

Avelãs, amêndoas, castanhas, nozes e o pistache são alimentos importantíssimos contra o colesterol alto. Uma pesquisa realizada na Universidade Park, do Estado do Texas, EUA, esses alimentos, se consumidos cinco vezes por semana, reduzem o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, pelo fato de conterem gorduras insaturadas, elas conseguem aumentar os níveis de HDL e reduzem os do LDL.

As instituições internacionais de Nutrição, recomendam a ingestão de 1 a 1,5g por dia de ácidos gordos ômega-3, o que equivale a cerca de três porções de peixes azuis por semana. Os ácidos gordos têm essencial importância na inibição plaquetária, ou seja, são bons aliados da saúde das artérias.

Mais uma boa noticia, consumir o chocolate preto em pequenas quantidades diminui a obstrução dos vasos sanguíneos. O mesmo possui os flavonoides, substancias capazes de reduzir LDL.

O importante é você consultar sempre seu médico, e fazer os exames pelo menos uma vez ao ano. Os níveis de colesterol elevado podem conduzir ao aparecimento de doenças cardiovasculares, das quais são exemplos as tromboses cerebrais (AVC) e os ataques cardíacos.

Vamos cuidar da saúde! Dúvidas, sugestões, dicas? Participe! Deixe seu comentário abaixo!

 

 

Image by nakaridore on Freepik

Comments