Conheça qual é o seu tipo físico e alcance sua meta!

Todos nós somos geneticamente diferentes, saber exatamente qual é o seu tipo físico pode ser uma grande ajuda para alcançar os seus objetivos mais rapidamente, você vai se alimentar e treinar de forma mais apropriada.

Existem 3 tipos físicos principais:

  • Ectomorfo: destaque para a estrutura óssea
  • Endomorfo: destaque para a gordura
  • Mesomorfo: destaque para os músculos

Na verdade nós somos uma mistura desses 3 tipos físicos, mas sempre existe a predominância de um deles em particular. O seu tipo físico “principal” vai ser aquele no qual você vai se identificar. Conheça a seguir qual é o seu e como equilibrar um programa de treinamento para que cada tipo atinja um corpo equilibrado e saudável.

Ectomorfos

O maior destaque desse tipo físico é a dificuldade em ganhar peso! Além disso, os ectomorfos tem mais dificuldade em ganhar massa muscular, por isso a musculação deve ser priorizada no programa e, pelo menos durante o primeiro ano, os exercícios aeróbicos devem ser feitos com moderação, para não atrapalhar o ganho de músculos por conta do gasto calórico excessivo. Enquanto que para algumas mulheres isso não seja um problema, os homens geralmente têm uma visão diferente.

Dica de treino para os ectomorfos:

O ideal é que o programa seja montado com 80% de musculação e 20% de aeróbicos.

Dicas de dieta para o Ectomorfo:

A alimentação é responsável por pelo menos 75-80% de todo resultado do seu treinamento. Sendo assim, mesmo que você seja naturalmente magro você precisa ingerir com freqüência alimentos de alta qualidade nutricional, saudáveis e completos.

Endomorfos

Esse grupo tem maior quantidade de gordura, bem como mais dificuldade para queimá-la. Os endomorfos necessitam de uma quantidade maior de trabalho aeróbico, embora a musculação seja igualmente importante para modelar o corpo e sustentar o emagrecimento em longo prazo. A nossa vantagem é a estrutura óssea é larga e forte. Uma vantagem no seu esforço em ganhar massa muscular.

Dicas de treino para os endomorfos:

– Treine 50% de aeróbico e 50% de musculação;
– Monitor cardíaco: ele é muito útil na sua rotina de exercícios, isso porque eles permitem que você se mantenha dentro da sua zona de batimentos cardíacos alvo para maximizar a perde de gordura.

Dicas de dieta para o Endomorfo:

Ninguém escapa quando o assunto é fazer refeições menores e frequentes ao logo do dia, além das principais que já estamos acostumados a fazer (café da manhã, almoço e jantar). Essa regra não é uma exceção para os endomorfos. Muito pelo contrário, eles são os grandes beneficiados disso já que sabemos que refeições menores e mais freqüentes aumentam o metabolismo e mantém os níveis de energia mais estáveis. Procure se “policiar” e faça de 5 á 6 refeições por dia.

Mesomorfos

Eles tem o privilégio, de ter uma maior quantidade de músculos e menor de gordura. Eles correm o risco de ter alguma parte do corpo com músculos demais, como as mulheres de coxas grossas, ainda que musculosas. Geralmente tem um visual mais atlético e sarado, tem boa postura e são simétricos. Nesse caso é importante estabelecer um programa que equilibre isso, diminuindo o estímulo de hipertrofia para esses grupos musculares.

Dica de treino para os Mesomorfos

Se você se identificou com otipo físico mesoformo, um programa ideal para você é de 60 a 70% de musculação e 30 a 40% de aeróbicos, com os devidos ajustes para cada grupo. É muito importante que não se exceda nos exercícios cardiovasculares porque eles podem fazer com que você perca massa muscular magra se forem feitos durante muito tempo e/ou com muita frequência.

Dicas de dieta para os Mesomorfos:

Não pode faltar proteína !!! Procure ingerir proteínas de alta qualidade ao longo do dia com uma quantidade moderada de carboidratos (de preferência aqueles com baixo índico glicêmico) e gorduras. O mesomorfo deve se possível evitar variações de peso para ganhar/reter massa muscular. Dessa forma o ideal é uma dieta nutritiva e evitando alimentos com pouco valor nutricional o apetite e os níveis de energia ficarão estáveis proporcionando uma saciedade e evitando o desejo de comer besteiras como balas, chocolates, doces e etc.

Mistura de dois tipos físicos

Como já mencionei anteriormente, existem ainda casos de corpos com uma mistura de dois tipos, um exemplo são os endomesomorfos, que tem facilidade para ganhar músculos, mas também dificuldade para perder gordura. Eles exigem um ajuste ainda mais preciso para equilibrar e atingir um bom resultado. É difícil estabelecer uma regra definitiva. A atenção deve ser redobrada.
Lembre-se que a busca pelo corpo ideal não é uma tarefa fácil, exige muita disciplina, esforço e dedicação.
O meu tipo físico é o endomorfo, e a luta é constante. Não utilize o seu tipo físico como desculpa para o insucesso, ele deve servir como um parâmetro para a elaboração do programa.

Ótimo treino a todos!!!

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Muito bom! Mantenha-me informado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *