Diabetes- Marcos nos conta: Vivo à 25 anos com diabetes sob controle


diabetes tratamentoMarcos Antonio – Como controlei meu diabetes e o que o paciente pode fazer para ajudar no seu tratamento?

Quanto mais o paciente diabético conhece sobre a doença (sinais, sintomas, complicações etc.), mais apto está a proteger sua própria saúde. Principalmente se o diabetes estiver avançando, o paciente precisa estar alerta para reconhecer precocemente os sinais.

Diabetes Sintomas :

– Problemas de visão;
– Irregularidades na pele ou feridas que não cicatrizam;
– Doenças (obstrução) dos vasos sanguíneos;
– Doença dos nervos (neuropatia), particularmente se houver amortecimento, formigamento ou dor (tipo queimação) dos pés e mãos;
– Impotência nos homens;
– Doenças renais;

Ao sinal de qualquer uma dessas alterações, procure um especialista  para investigar e conforme for, iniciar o tratamento adequado o quanto antes.
 O diabético, em geral, precisa tomar mais cuidado com a própria saúde que as pessoas não diabéticas.

Medir frequentemente os níveis de glicose no sangue, através das medidas de glicemia capilar. Mesmo o diabético tipo dois (2) os postos não dão fitas para diabéticos que conseguem controlar a doença através de remédios e na minha opinião isso é um absurdo, pois sua vida depende desse controle.

Não ingerir bebidas alcoólicas nem uma gota. Algumas pessoas, com casos leves de diabetes, podem ingerir álcool moderadamente. No entanto, os diabéticos em geral não devem beber bebidas alcoólicas!

Não fumar. A combinação do cigarro  e diabetes aumenta muito o risco de complicações para os vasos sanguíneos e o coração, tais como: derrame cerebral e infarto do miocárdio. Abandonar o cigarro é uma das melhores maneiras de prevenir esses problemas. Quando jovem eu só fumei guando era bobo (antes dós 15 anos) depois nunca mais!

O controle com o aparelho não importa a marca, tem que medir direito três vezes ao dia, sempre a vida toda, você vai ter o controle sobre a doença e saber qual o alimento é pior para o diabetes ( melhor sobe mais a glicemia.)

Eu media duas horas após o almoço e percebi que só a partir de quatro ou 5 horas que a minha glicemia baixava, mas baixava. O controle durou por muito tempo e sempre seguido à orientação da alimentação o que e não podia comer e quantidade isso e muito importante aprender a substituir um alimento dependendo da hora comer ou não .

Comecei a medir constantemente os níveis antes das refeições e depois de 5 horas a glicemia, sabia que dependendo do dia o esforço que fazia, o exercício e o que comia antes, a meu controle em torno de 100 ate 130 e apos o almoço ente duas ate Quatro horas ficava ente 180 ate 250 no começo se assustava e todos falavam que diabetes nos 250 não abaixa!

Cada organismo reage de uma maneira diferente, sim ela baixa depende da pessoa e o organismo depende de cada um se não baixasse todos nos teríamos diabetes e câncer e morreríamos isso e de pessoa a pessoa,  por isso ter consciência do tratamento medico que entende e gostam de tratar paciente, colocam o paciente em primeiro plano não o dinheiro ser medico é vocação, sim ter dinheiro e bom e ótimo, mas para ser rico rápido e preciso outro meio… ser jogador de futebol, cantor. Modelo e até politico! Outras profissões tem que ter paciência e gostar, à dedicação e muito importante porque se não existir paciente não existira o médico!

Vivo à 25 anos com diabetes sob controle !

– Fazer regime para manter o peso saber o que comer/beber nem tudo que aparece é!

– Tomar a medicação todos os dias

– Controlar o diabetes com fitas

– Ter um bom médico que o oriente e ler de tudo sobre a doença, internet e site.

Para todos os tipos de diabetes, a glicemia deve ser mantida normal ou o mais próximo do normal possível. Com isso, o paciente conseguirá manter sua saúde e ganhar muitos anos de vida, pois o controle adequado da glicemia pode reduzir muito as chances de desenvolver as complicações crônicas do diabetes. Se o paciente já apresenta alguma complicação, o controle rigoroso da glicemia também diminui a piora dessas complicações.
Em números: a glicose do sangue deve ser mantida, idealmente, menor que 110 mg/dl, quando medida em jejum, e menor que 140 mg/dl quando medida 2 horas após uma refeição.


Essa foi uma das maneiras que o Marcos Antonio encontrou para ajudar as pessoas que tem Diabetes! Ele sempre participa do nosso blog, e achei importante dividir a história dele com vocês, pois, muitas pessoas descobrem que tem diabetes e se sentem “sem chão”! Com cuidados e conhecimento pode sim conviver com a Diabetes!

Agradecemos a participação do Marcos Antonio!

Diabetes afeta 366 milhões de pessoas em todo mundo! E essas pessoas precisam de ajuda, informação, cuidados e que os governos se preocupem de fato com eles! Criei hoje uma categoria somente sobre Diabetes, recentemente eu coloquei, Dietas- cardápios especiais para homens e mulheres que precisam controlar os níveis de glicose no sangue:

Dieta Zero Açucar – Cardápio indicado para os homens -Controle sua glicose !

Cardápio Dieta Zero Açucar – Controle sua glicose- 1.500 calorias!

E isso é só o começo, em breve, muitas dicas para ajudar os pacientes com Diabetes!

Se você tem Diabetes ou quer comentar e dividir sua opinião conosco, deixe seu comentário! Com certeza vai ajudar muitas pessoas!

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Isso é ótimo + um ou 1 milhao que vão ler e ter noção sobre a doença e ver como pode participar pois sempre em sua familia vai ter um diabetico pai,mae,irmão visinho amigo,e até namorado… cuide de nós! Precisamos de vocês! As pessoas unidas em torno desta doença vai ser muito mais fácil !!!
    agradeço pela reportagem fico muito feliz!!! parabéns à todos que participaram desta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *