Insira Omega 3 na sua Dieta e ganhe novos neurônios!!!


Salmon, peixe

Os cientistas estudam cada vez mais as propriedades do ômega 3, e estudos mostram que o ômega 3 protege o coração e previne contra várias doenças, entre elas alguns tipos de câncer, no entanto, agora está se confirmando o ditado popular que diz que comer peixe é bom para a memória.

Entre as descobertas, os cientistas confirmaram que consumir peixes de espécie tais como salmão, anchova, sardinha, truta e sardinha, porém para obter-se esses benefícios você precisa ter esse alimento à mesa pelo menos de duas a três vezes por semana.

Dentre tantas universidades, temos a Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, onde os cientistas ao analisarem o ômega 3, perceberam que o nutriente regenerou neurônios, além de ser aliado nos casos de epilepsias, esse nutriente, ômega 3, está presente em grande quantidade na gordura dos peixes originários de água profunda e fria, e também na semente de linhaça. O ômega 3 é um ácido graxo poliinsaturado, e cientistas acreditam pelos estudos realizados que esse nutriente faz bem a pessoas portadoras do mal de Alzheimer, além de depressão e até mesmo esquizofrenia.

Vê-se que até hoje o ômega 3 tinha seu efeito reconhecido pela proteção que ele dá ao coração, uma vez que inibe a coagulação, e isso dificulta a formação de trombos, e reduz também o nível de triglicerídeos além da pressão arterial.


Estudos existem que levam os cientistas a acreditar que ele previne alterações no ritmo cardíaco, porém os mesmos garantem que seus poderes são muito mais abrangentes.

Citamos agora o que diz o chefe da disciplina de Neurologia Experimental da Unifesp, Fúlvio Alexandre Scorza, comprovou através de seus estudos, que uma dieta rica em ômega 3 produz novos neurônios, isso foi confirmado através de pesquisas feitas com ratos epiléticos, pois essa é uma doença neurológica mais comum, afinal afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo inteiro, observe que a maioria em países em desenvolvimento. O nutriente reduziu a morte de células cerebrais, além de recuperar e estimular a formação de neurônios, além de mostrar uma ação anti inflamatória, segundo o especialista, o que resta saber agora é se os efeitos na plasticidade do cérebro vem acompanhados de ganhos funcionais.

Não obstante, temos que salientar que a pesquisa que irá se iniciar agora será com 50 crianças, na Unifesp e na USP de Ribeirão Preto, que não responderam ao tratamento comum, essas crianças irão receber 2g de ômega 3 ao dia, pelo prazo de seis meses. Scorza, esta muito otimista, pois segundo ele “mais de 20% do nosso cérebro é de substancias gordurosas e a sua saúde depende não só da quantidade de gordura que ingerimos, mas principalmente do tipo. O ômega 3 é essencial para a membrana dos neurônios, local onde os impulsos nervosos fluem”.

Por isso, deve ficar claro que no caso de pacientes portadores de epilepsia não podem substituir os medicamentos pelo ômega 3, ele é um complemento ao tratamento.

É preciso notar também que pessoas saudáveis se beneficiam, afinal de contas nós não sintetizamos esse ácido graxo, caso você não goste de peixe, pode consumir a semente de linhaça, ou então seu óleo.
Procure evitar o atum, pois apesar de ser uma boa fonte de ômega 3, o mesmo é contaminado por mercúrio, e quanto maior o peixe, maior é o índice de mercúrio, se for fazer uso de suplementos, fique sempre atento a procedência.

Contudo, as boas notícias não param por aí não, outro grupo de pesquisadores apontam que o ômega 3 podem ter ações contra o câncer de mama e de intestino.

De acordo com os resultados das pesquisas, vemos que elas mostram muitas qualidades do ômega 3, tanto que já existe o “Dia da conscientização do consumo de ômega 3”, que é o dia 03 de março, os cientistas dizem que os benefícios do ômega 3 são ilimitados, a corrente de médicos engajados afirmam que ele previne a demência, é bom para a retina, o humor e a concentração, além de ser antidepressivo e auxiliar os doentes na recuperação de derrames, como se não bastasse, no papel de anti inflamatório é ótimo em casos de artrite e da doença de Chrohn, doença essa que ataca o intestino.

Agora que já sabe um pouco mais sobre os beneficios , escolha a melhor forma de consumir seu peixe, a linhaça ou seus suplementos e faça parte da leva de pessoas que já se beneficiam do ômega 3.

Viva a saúde!!!

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Pingback:Alimentos Termogênicos Naturais para emagrecer | SAÚDE E SUPLEMENTOS - Bem-Estar e Dietas para emagrecer

  2. Que bom, além de fazer bem pro coração o ômega 3 ainda ajuda na memória! Viva o ômega-3!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>