Prisão de ventre? 15 dicas para livrar-se desse incômodo !


prisão de ventre, corda na barriga, intestino preguiçoso

Prisão de ventre ainda é um grande tabu! Ela atinge três vezes mais as mulheres do que os homens! E a vergonha ronda a prisão de ventre . Foi o que apontou uma  pesquisa realizada em 2010 pela TNS Reserach Market ( encomendada pela Danone), com mais de mil brasileiras entre 18 e 70 anos em 11 cidades do país. O estudo mostrou que 76% delas não conversam abertamente com os seus médicos sobre problemas intestinais.

Prisão de Ventre – Os pesquisadores estimam que pelo menos 18 milhões de brasileiras sofram com o intestino preguiçoso e consequentemente dos seus desagradáveis sintomas: gases,  desconforto, mau humor, além de dor. A Dieta desequilibrada é um grande fator para que isso aconteça. . “De fato, 90% dos casos são consequência de hábitos de vida inadequados, como alimentação pobre em fibras, baixa ingestão de líquidos e falta de atividade física”, afirma Sidney Klajner, gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Conheça algumas dicas que podem ajudar a solucionar o seu problema!

1)    Não tome antiácidos sem orientação de um médico!
Cuidado! Automedicar-se é sempre perigoso, o caso pode ser mais grave quando se trata de antiácidos, eles interferem na absorção de nutrientes pelo corpo. Importante: Se tiver indigestão com frequência, fale com seu médico.

2)    Aposte nas fibras!
Além de prolongar a sensação de estômago cheio, as fibras aceleram o processo digestivo. Só que tem que consumir e beber no mínimo 2 litros de água por dia (dica 15), caso contrário, em vez de fazerem o intestino funcionar melhor, elas terão o efeito inverso, aumentando a prisão de ventre.

3)    Defina uma rotina das refeições.
Procure comer de 3 em 3 horas. Dessa forma, você acaba comendo menos e o seu intestino vai acostumar a trabalhar num ritmo leve e contínuo.

4)   Iogurte é um amigão
Com a capacidade quase milagrosa de restaurar a flora intestinal, o iogurte ainda protege o estômago contra azia e infecções. Eles e os leites fermentados podem ajudar, desde que contenham probióticos (bactérias do bem) e sejam consumidos regularmente. “Estudos mostram que os probióticos facilitam o trânsito intestinal”, afirma a nutricionista Patricia. Como nem todos os produtos lácteos contêm probióticos, leia atentamente os rótulos para não comprar gato por lebre.

5)   Caminhe depois das refeições.
A caminhada vai facilitar a passagem dos alimentos do estômago e do intestino, atividade física moderada melhora o processo digestivo como um todo.

6)    Evite as frituras.
Pra quem tem problema de intestino preso deve evitar frituras. Além de serem ricas em calorias, esse alimentos passam mais devagar do estômago para o intestino, atrasando a absorção de nutrientes. Prefira alimentos cozidos, assados, grelhados…

7)    Tempero é mais um aliado.
Algumas especiarias agem contra problemas gastrointestinais. O cominho, por exemplo, que reduz o inchaço, ou a canela, cujo óleos estimulam o suco gástrico, facilitando assim o trabalho do estômago e do intestino. A erva-doce combate a gastrite, além de diminuir a formação de gases.

8)    Abandone o cigarro.
Todos sabem que o cigarro faz mal a saúde! Fumar após as refeições manda toxinas para a corrente sanguínea, interfindo nos movimentos naturais que o intestino faz para expelir as fezes. Imagino o quanto seja difícil! Acredite, se você quer você consegue!!!

9)    Chá de boldo.
Recomendado para quem sofre de gases, o chá de boldo também age positivamente na vesícula biliar, um líquido fundamental para a digestão.

10)    Evite as bebidas com gás.
Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas dilatam o estômago, causam indigestão e gases.

11)   Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
A partir da primeira “garfada”, o cérebro leva 20 minutos para entender que está satisfeito. É por isso que, ao engolir depressa, você acaba comendo mais, sobrecarregando todo o organismo.

12)    Cozinhe os alimentos corretamente.
Os legumes são essenciais na nossa dieta. Porém, se não tomar cuidado eles podem causar gases. Evite esse efeito interrompendo o cozimento tão logo a água comece a ferver, A medida os deixará, inclusive, mais tenros e saborosos!

13)    Jante mais cedo possível
Por volta das 19 horas, o metabolismo começa a desacelerar e a se preparar para um descanso. Por isso, procure jantar pelo menos duas horas antes de dormir.

14) Beba 2 litros de água ao longo do dia!

A água é fundamental! 80% das fezes é composta de água. O líquido hidrata o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado, ajuda o intestino a digerir as fibras e, assim, facilita o trânsito intestinal. Recomenda-se ingerir um total de 2 litros por dia de água e suco sem adição de açúcar.

15) Evite segurar as fezes

Evite segurar as fezes. Pois, elas  voltam ao intestino e ficam mais ressecadas e volumosas, criando maior dificuldade na evacuação.Se esse comportamento passa a ser repetitivo, o organismo se adapta a um bolo fecal maior e passa a não mandar o sinal para ir ao banheiro. Se você seguir as dicas, com a mudança na alimentação, uso de probióticos, ingestão adequada de líquidos e aumento de exercício aeróbico, a tendência é que a atividade do intestino melhore muito. “Caso, ainda assim, a vontade não apareça, recomenda-se fazer uma tentativa sempre num mesmo horário e esperar um pouco”, diz Luciana Lobato, gastroenterologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Essa espera, porém, não deve ser longa – até uns dez minutos. Mais do que isso, favorece o aparecimento de hemorroidas.


Atenção: Essas dicas ajudam! Mas não se esqueça de ir ao médico!!!

Se você sofre de prisão de ventre, evite esses alimentos: Evite bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto e outros alimentos considerados constipantes ou que aumentem a produção excessivas de gases (principalmente os ricos em enxofre).


Observação: Espero que tenha gostado? Tem alguma dúvida? Sugestão ou dica! Deixe seu comentário!!!

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Pingback:Termogênicos, queimadores de gorduras, ajudam a emagrecer | SAÚDE E SUPLEMENTOS - Bem-Estar e Dietas para emagrecer

  2. Obrigado Otávio, adorei as dicas! Só quem já passou por isso sabe o quanto sofre!

    Recentemente eu estava com muitas dificuldades de ir ao banheiro, foi quando comentei com médico da família e ele me deu uma receita de fibras em pó ( vem em sachezinhos) para tomar meia hora antes das refeições! Me ajudou bastante.

    Bjnhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *