Proteínas e seus benefícios

 

A proteína está entre os três nutrientes que o corpo utiliza para gerar energia os outros dois são as gorduras e os carboidratos.

O que são proteínas?

Proteínas são moléculas formadas por imensas cadeias de aminoácidos. Quando você come queijo,carne, ovos ou até mesmo toma um copo de leite você está ingerindo proteínas que são fundamentais para a construção muscular. Sem as proteínas não vale a pena você se exercitar com o objetivo de ganhar músculos, por que pelo contrário,você vai “perder” músculos por que o seu corpo vai quebrar o seu atual tecido muscular para obter energia. A proteína é um macronutriente essencial a nossa alimentação, ela desempenha diversas funções importantíssimas para o nosso organismo.

A importância da proteína e o crescimento muscular

Uma das maneiras de se obter o aumento da massa muscular magra é aliar um aumento da ingestão de proteína com treinamento de musculação, ou de resistência. Dessa forma o tecido muscular está continuamente sendo consertado ou substituído. Para obter melhores resultados, você deve manter o balanço de nitrogênio positivo.
Se você ingerir pouca proteína, você confunde o seu corpo que não consegue reparar tudo o que precisa. Neste caso, o músculo pode ser perdido. Além de serem fundamentais para o fortalecimento muscular, a proteína é necessária para:

 

– A preservação do tecido muscular durante os treinos e a dieta;
– Construir e manter os níveis de hormônio apropriado;
– Manter um nível de PH balanceado no sangue;
– Manter o sistema imunológico do organismo funcionando adequadamente;
– Servir de fonte de energia quando não há carboidratos disponíveis.

Os alimentos ricos em proteínas são mais termogênicos, isso porque o corpo humano tem 30% mais dificuldade para digerir alimentos ricos em proteína, do que para processar carboidratos e gorduras. Por este motivo, uma dieta rica em proteínas aumenta o seu metabolismo e auxilia na perda de gordura.

Sabe – se que a baixa ingestão de proteínas atrapalha seu corpo a metabolizar corretamente a gordura como fonte de energia,com isso ele pode acabar consumindo tecido muscular para suprir a necessidade. Essa é um dos motivos pelas quais as dietas de baixa proteína podem fazer você se sentir fraco e cansado.


Consumir a quantidade ideal de proteínas tem inúmeros benefícios para a saúde. Conheça alguns deles:

Anabolismo: A ingestão regular da proteína mantém seu corpo em estado anabólico. Ou seja, ele está em construção e não destruição do tecido muscular.
Insulina: A proteína ajuda a níveis mais baixos de insulina no sangue, que é um fator na regulação da energia adequada.
Regula a produção do hormônio do crescimento: os níveis adequados de hormônios de crescimento são essenciais para uma saúde nota 10. Consumir bastante proteína assegura que seu corpo tem os blocos de construção necessários para a construção do hormônio de crescimento sua deficiência desacelera o metabolismo, e pode levar à perda de massa muscular, baixa densidade óssea, e vários outros problemas de saúde.


Proteína – Quando deve se ingerir ao dia?

Os especialistas recomendam que se ingira de 1 a 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal. Outra dica é certificar-se que 20 a 40% de suas calorias diárias provenientes de fontes de proteína. Tem uma matéria que eu ensino o cálculo das proteínas. O ideal é que você procure um nutricionista para que ele possa lhe passar a quantidade especifica no seu caso.

Se você não tem “tempo” para ingerir a quantidade ideal de proteínas, o suplemento Whey Protein é um excelente aliado. Qualquer dúvida é só deixar no comentário.

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Deca Protein….. é equivalente ao Whey Protein??
    Já me disseram que este possui mais carbo q o Whey… só esta a diferença??
    Obrigada!!!

  2. adorei o as informaçoes ,onde posso encontra tribulus terrestris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *