Dicas de alongamento antes e depois dos treinos!

alongar na praia

Alongamento – Se alongar é importantissimo, mais a maioria das pessoas se alongam no inicio dos exercicíos e se esquecem de se alongar no final. O alongamento final é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se logo após o treino você elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.

Segue algumas dicas para alongar seus músculos adequadamente, e as principais modalidades praticadas!

TREINOS DE FORÇA

Antes – Inicie um alongamento, preferencialmente dinâmico, e aqueça o corpo por 15 minutos (na bicicleta ou na esteira).

Depois – Logo depois do treino, após esfriar o corpo, alongue pernas, braços, peito, pescoço e qualquer outra parte que tenha sido exercitada. Se você se alongar logo depois de usar os músculos, vai melhorar a sua recuperação pós-treino.

CORRIDA

Antes – Se você não for treina tiros, alongue de forma estática. Não é preciso aquecer.

Depois – Trote por 5 minutos enquanto agita os músculos. Logo após o banho, alongue as pernas, peito e pescoço; seu corpo reage melhor alongamento 1 ou 2 horas depois de correr.

CICLISMO

AntesAlongue e pedale por 10 minutos em baixa intensidade (cerca de 80 a 90 rotações por minuto). Ombros e pulsos devem ficar relaxados.

DepoisAlongue as coxas, panturrilhas, pescoço, peito, nádegas e dedos. O alongamento é importante para contrapor a posição inclinada em que você estava ao pedalar. Prefira o alongamento dinâmico, ficando em cada posição de 15 a 45 segundos.

NATAÇÃO

AntesAlongue e aqueça o corpo mexendo suas articulações em movimentos grandes e amplos, sem esforço exagerado. Círculos com os braços ativam os fluídos das articulações.

Depois – É importante saber que nadadores de peito, nado livre e borboleta devem se alongar em sentido contrário ao movimento desses estilos; nadadores de costas não precisam dessa exigência especifica. Alongue principalmente os músculos frontais do ombro, para que a curva da coluna torácica não aumente e leve a má postura.

Em breve trarei pra você novas técnicas de alongamento em diversos esportes, se alongue!

E lembre-se, se alongar não é só quando vamos realizar uma atividade física, se alongar ao acordar e ao término do dia melhora e muita sua qualidade de vida, e sua saúde agradece!

Se tiver mais alguma dica ou sugestão deixe o seu comentário! Viva à saúde!

Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Alongamento mudou a minha vida!

    Pessoal há uns seis meses descobri que estava com hérnia de disco na lombar! E entre dores e mais dores, os profissionais me indicaram alongamentos! Como a dor não passava eu fui aos poucos… Hoje minhas dores já reduziram em 90% ! Viva o alongamento!!!

  2. Olá, meu nome é Ricardo!!!
    Achei bastante interessante a matéria!!!
    Eu faço musculação e ao término do treino eu não me alongava por preguiça e sentia muitas dores musculares, agora vou me alongar antes e depois todos os treinos!!!
    E parabéns pelo site!

    • Otávio (ex-obeso)

      Olá Ricardo!

      Fico feliz que gostou, em breve colocarei mais artigos com dicas de alongamentos.

      Assim que publicar lhe informo!

      Abraço e bom treino!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *