Chia emagrece! Semente chia traz benefícios à saúde!

por Otávio em 14 de março de 2012


semente de chia
Chia emagrece? Segundo especialistas sim! Além de emagrecer esse super alimento funcional e nutricional tem propriedades que ajudam a controlar a fome, reduz o colesterol, ajuda na formação óssea e muito mais! Rica em Ômega 3, cálcio, magnésio, fibras, proteínas, ferro e vitaminas do complexo B.

Originária do México, a chia ( salvia hispânica) é uma semente muito usada há milênios pela civilização asteca e que foi redescoberta recentemente e está fazendo sucesso pelos seus benefícios à saúde!

Chia para que serve

Chia para que serve? Em dietas nutricionais de emagrecimento é difícil você encontrar um alimento tão rico em nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e que forneça tantos benefícios à saúde! Fonte vegetal conhecida mais rica em ácidos graxos. Se você precisa de força e resistência física é amis um motivo para você incluir a chia na sua Dieta!

Chia e o ômega-3:  A porção de 100 gramas da semente de chia tem  8 vezes mais ômega -3 que um pedaço médio de salmão. Os nutricionistas afirmam que essa gordura do bem é responsável por afastar as doenças cardiovasculares. Reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina e etc.

Chia e o cálcio: Essa anima aos intolerantes à lactose. Ao  compararmos  100 gramas da semente de chia (equivalente à 7 colheres de sopa) com meio copo de leite integral,  temos 6 vezes mais cálcio na chia.

Chia e o ferro: Sabemos que o espinafre é rico em ferro, porém, nem todos gostam desse alimento e a chia tem 3 vezes mais ferro do que o espinafre!

Chia e a nossa querida proteína: Excelente para quem prática atividade física e necessita de uma boa fonte de proteínas para reconstrução muscular, 100 gramas de chia tem 16 gramas de proteínas. Ela auxilia na manutenção muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas.

Chia e o magnésio: A chia possui até 15 vezes mais magnésio do que o brócolis ou ainda comparado é equivalente à 200 gramas de nozes. O magnésio é essencial para o bom funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas.

Chia e o potássio: O potássio é um grande aliado contra as câimbras, 50 gramas de chia equivale 1 banana grande em quantidade de potássio!

Chia e o zinco: O zinco promove a liberação do hormônio do crescimento, ajuda na formação de colágeno além de melhorar nossa imunidade, paladar, visão e olfato!

Chia e o cobre: o cobre facilita a absorção do ferro, além de ser catalisador da hemoglobina.

Chia e as fibras: Devido à grande quantidade de fibras solúveis que possui, elas auxiliam no funcionamento do intestino!

Chia e as vitaminas do complexo B: A semente de chia possui em sua composição a tiamina, a niacina e a riboflavina, todas vitaminas do complexo B. São fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, além de auxiliar no metabolismo das nossas células.

Chia e os antioxidantes contra os radicais livres: A semente de chia possui ácido caféico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer. Obs: 100 gramas de chia contém antioxidantes equivalentes a 2,5 kg de tomate!

Chia Benefícios

Chia e seus benefícos! Contribui na saúde física e mental, auxilia no emagrecimento entre todos as vantagens que já citamos acima. Por ser rica em diversos nutrientes ela é uma forte aliada nas Dietas para perda de peso de forma saudável! Conheça em tópicos alguns benefícios da chia para nossa saúde!

- Chia reduz o colesterol ruim;

- Chia combate inflamação;

- Chia promove a saciedade;

- Chia desintoxica;

- Chia auxilia na formação óssea evitando  a osteoporose;

- Chia controla a glicemia;

- Chia previne o envelhecimento precoce;

- Chia melhora a imunidade do organismo.

Quantos  benefícios à saúde!!!

Variedades da Chia

Além do formato in natura, são vendidos também o óleo de chia a farinha de chia e até chia em cápsulas.

Chia como usar

Chia como usar? Os nutricionistas indicam uma colher (sopa) de chia diariamente, claro que tem pessoas que precisam de mais, depende da sua Dieta nutricional!

Existem diversas formas de consumir a chia, você pode misturar com água e aguardar 15 minutos para que se forme o gel, misturar em sucos, alimentos, frutas, iorgutes e receitas em geral.

A farinha de chia pode ser consumida para enriquecer receitas de bolos, pães e biscoitos.

Se o seu objetivo é emagrecer com a chia é recomendável ingerir as sementes cerca de 30 minutos antes das principais refeições diárias!

Chia onde comprar

Chia onde comprar? Você pode comprar a chia em lojas de produtos naturais, em alguns supermercados ou em lojas pela internet. Qual à sua escolha? Sementes de chia? Óleo de chia? Farinha de chia? Ou chia em capsulas? Bom, variedade é o que não falta! Pesquise os preços, pois, pelo sucesso de vendas, tem empresas vendendo a chia com alto valor comparado com as empresas em geral!

Efeitos colaterais da chia

Por ser um produto natural até o momento não são conhecidosefeitos colaterais ou contra indicações! Entretanto, consulte seu nutricionista! Assim você pode maximizar os resultados com a chia!!!

Observação: Não existem alimentos milagrosos! A semente de chia tem muitos benefícios para saúde sim, mas não é milagrosa! Ela auxilia no emagrecimento desde que combinada com hábitos alimentares saudáveis e atividade física! Auxiliares de emagrecimento como o óleo de coco entre outros ajudam mas você tem que fazer a sua parte!

Você já usou a chia? Tem alguma dúvida ou sugestão? Participe! Deixe seu comentário !!!

{ 24 comentários… leia abaixo ou deixe o seu }

Luciana 8 de janeiro de 2013 às 22:52

Que legal..

Responder

rosane 1 de setembro de 2012 às 16:13

é verdade que se tomar mais do que a quantidade indicada de chia ao invés de emagrecer engorda ?

Responder

Otávio 5 de setembro de 2012 às 11:29

Olá Rosane!

A chia como qualquer outro alimento contém calorias. Mas você teria que comer muita chia pra engordar! Fique tranquila que se seguir uma Dieta equilibrada com um pouco de chia tudo vai dar certo!!!

Bjos,

Otávio ;)

Responder

Fernanda Vaz 5 de setembro de 2012 às 11:33

Olá Rosane. Sim é verdade. caso sejam tomados mais de 2 colheres de sopa por dia a dieta é para engordar mesmo. Há uma maneira correta para tomar de acordo com a necessidade de cada pessoa. Vendo os pacotes com 1 Kg de sementes por R$ 40,00 + frete de acordo com seu cep. Contate conosco: feregusta@hotmail.com

Responder

Fernanda Vaz 24 de agosto de 2012 às 14:10

Olá prezados! A semente de chia é o super alimento do século. Ideal para quem quer emagrecer com saúde e qualidade de vida. Eu vendo as sementes, já temos nosso nosso reconhecido no mercado. Entre em contato conosco (feregusta@hotmail.com) e faça já a sua cotação. Pacotes com 1 Kg estão a R$ 40,00 e enviamos para todo o Brasil. Beijos e lembre-se: CHIA É QUALIDADE DE VIDA.

Responder

Barbara 23 de agosto de 2012 às 14:25

Ja tive problema com meu colesterol, usando a chia por tres meses meu cardiologista qdo. viu meu exame perguntou o que eu tinha feito e falei apenas estou consumindo uma semente chamada chia, vale apena, so é um pouco cara.

Responder

Otávio 23 de agosto de 2012 às 20:50

Olá Barbara ;)

Que notícias maravilhosa! A chia é sim excelente! Pena que em alguns locais ainda esta cara!!! Sucesso e boa saúde!

Bjos,

Otávio ;)

Responder

zenaide rodrigues simplicio 15 de agosto de 2012 às 16:40

tenho diabetes gordura no figado colesterol ruim, preciso perder peso pra melhorar minha qualidade de vida.faço caminhada regularmente começei tomar chia hoje espero obter sucesso

Responder

Otávio 16 de agosto de 2012 às 17:06

Olá Zenaide!

Agradeço sua participação! Seria legal conversar com seu médico para montar uma Dieta equilibrada pra você! Aqui no blog temos dois cardápios para controlar a taxa de açucar no sangue A Dieta Zero açucar e a de 1,800 calorias diárias e a Dieta Zero açucar de 1500 calorias diárias! Sucesso no tratamento! Bjos,
Otávio ;)

Responder

geisa santos 10 de agosto de 2012 às 7:57

comecei a toma chia e tira a fome mesmo

Responder

Otávio 11 de agosto de 2012 às 15:10

Olá Geisa ;)

Agradecemos seu relato! Realmente a chia ajuda a diminuir a fome!!! Além de ser um superalimento! Bjos e sucesso!!!

Otávio ;)

Responder

micheline 22 de julho de 2012 às 18:35

Otávio tudo bem contigo? bom, venho tomando chia a 8 dias, duas vezes ao dia uma colher de sopa ou com agua ou com yorgute, preciso perde peso, estou fazendo 1 hora de caminhada a noite o caso é que eu não me alimento direito, pela manhã não como, almoço pouco devido a chia e a noite como pouco e não consigo lancha, a 1 ano atrás tive um acidente que me fez passar 2 meses no hospital sob medicamento fortes e foi o que me fez engorda 16 kg, tu acha que conseguirei perde algo dessa forma que me alimento? meu acidente foi um incendio onde tive 42 por cento do corpo queimada e vi que a semente tbm é boa para os colagenos.

Responder

Jane 16 de julho de 2012 às 21:00

Olá, gostaria de tomar chia não para emagrecer, mas sim pelos nutriente que ela possui, pois já sou magra, como devo proceder?

Grata

Responder

jose marcos godoy 6 de julho de 2012 às 17:39

comecei a tomar chia hoje 06 de julho.

Responder

Otávio 7 de julho de 2012 às 15:48

Olá José Marcos!

Agradecemos sua participação! A chia é um alimento interessante para incluir na Dieta ;) Mande notícias!!!

Abraço,

Otávio ;)

Responder

marlene baptistella 25 de junho de 2012 às 16:49

gostaria de saber se a semente de chia tem efeito colateral como coceira,tipo alergia.

Responder

lu 14 de junho de 2012 às 10:23

Olá! muito esclarecedor, tinha algumas duvidas a respeito da chia e foram bem respondidas. Obrigada, um forte abraço.

Responder

MONE 2 de maio de 2012 às 10:28

bom dia, estou tomando a uns 15 dias a semente de chia 4g (2 col. de cha), batida com meia maça em meio copo de leite, junto com 4g de linhaça dourada (2 col. cha), adoçante e 1 col. e 1/2 de sopa de farelo de aveia as 10:00 manha, pois acordo 6:00 e sinto fome as 10:00… gostaria de saber se é um bom horario e quantidade suficiente para o dia, pois quero perder peso. obs.: caminhadas diarias de 1h/manha e 1hora a tarde. obrigada!!!

Responder

Otávio 5 de maio de 2012 às 16:30

Olá Mone!

Essa mistura que você fez tem diversos nutrientes que fazem bem à saúde! A chia auxília no emagrecimento pois ao comer você sente saciedade e tende a comer menos. Lembre-se ela não é milagrosa! Como você está fazendo duas horas de caminhadas diárias você vai conseguir emagrecer sim. É só controlar a alimentação e se alimentar de 3 em 3 horas em porções menores!

Qualquer dúvida estou à disposição! Sucesso no emagrecimento e mande notícias!

Otávio;)

Responder

olga Silvia Navarro 30 de abril de 2012 às 8:20

Bom dia eu já comprei a semente de chia minha duvida e porque eu tenho diverticolite e costipacão , comecei a fazer a dieta liquida de 5 dias , posso colocar também a semente de chia e qual a medida que posso colocar muito obrigado…

Responder

cristiane 3 de abril de 2012 às 14:24

como eu usar a chia para emagrecer?

Responder

Ana 22 de março de 2012 às 0:43

Chia hispânica me surpreendeu! Como que uma sementinha do tamanho que a chia é…pode carregar tantos nutrientes importantes para nossa saúde?

Responder

Katia 16 de março de 2012 às 4:39

Olá pessoal! A semente de chia é muito nutritiva! Eu estou fazendo uma Dieta com poucas calorias e sempre fica faltando alguns nutrientes importantes! É uma boa forma de melhorar minha Dieta sem avançar muito na caloria! Ah, comprei o meu no mercado municipal da cidade e paguei 11,00 reais um pacotinho com 200 gramas.

Bjos e Viva À saúde!

Katia

Responder

Karina 14 de março de 2012 às 17:23

Olá Otávio! Adorei a matéria sobre a semente de chia bem completa! Com tantos benefícios para saúde e para perder peso vou começar a usar a chia em meus shakes!

Bjos, Karina

Responder

Deixe um comentário

Post Anterior:

Próximo Post

Receba as Novidades do Saúde e Suplementos diretamente em seu E-mail: