Chocolate – O consumo excessivo pode trazer alguns malefícios!
A Páscoa está chegando e um dos seus atrativos são os ovos de páscoa. O chocolate está em toda parte, são barras de chocolate, cupcake de chocolate, e diversos tipos de guleseimas à base de chocolate. Com tanta propaganda de chocolates deliciosos espalhados por todo lado, o consumo aumenta e muito. Porém, nada que é em excesso faz bem, e não é diferente quando o assunto é o chocolate. Em uma matéria do g1.globo.com a nutricionista Karin Caliani de São josé do Rio Preto (SP), explica que o consumo excessivo de chocolate pode trazer sérios problemas de saúde, inclusive o agravamento de alguns tipos de câncer!
Chocolate ao leite, meio amargo, amargo, branco. Bom tem para todos os gostos, porém, o branco é o tipo mais prejudicial a saúde, pois tem quantidade elevada de gordura em sua composição. “Ele apresenta em sua composição a manteiga de cacau, ao invés da massa de cacau, assim tendo um maior teor calórico e maior quantidade de gordura saturada, além de não apresentar os mesmos benefícios antioxidantes quando comparado com a versão amarga, por exemplo” , ressalta a nutricionista.
Emagrecer…emagrecer com chocolate? Cuidado! Pois o valor calórico é elevado, o que faz com que o chocolate venha a se tornar um vilão para quem está acima do peso e precisa emagrecer. . “Os malefícios referem-se principalmente à quantidade de gordura e ao teor calórico, que acabam causando sérios problemas à saúde, como a obesidade por exemplo. Portanto, o ideal é optar pelos chocolates com maior teor de cacau, no caso os mais amargos e sempre analisar atentamente os rótulos nutricionais”, diz.
Chocolate para diabéticos – Para os diabéticos, o cuidado com o chocolate é ainda maior. “Aqueles que usam insulina e contam a quantidade de carboidratos consumidos diariamente, podem consumir qualquer tipo de chocolate, desde que calcule os gramas de carboidratos consumidos e façam a aplicação da insulina necessária para o determinado consumo. Já os que não usam, a indicação é que consuma apenas o chocolate diet, mas estando sempre atentos aos teores de calorias e gorduras na embalagem do produto”, explica.
Mas quanto de chocolate posso comer por dia sem fazer mal a saúde? O consumo ideal, para quem consome chocolate diariamente é de 25 à 30 gramas, o que equivale a um bombom ou uma barra pequena. Passando disso, o consumo não é recomendado. A nutricionista diz que o consumo em excesso pode trazer vários problemas para saúde. “O consumo abusivo pode levar não só ao excesso de peso, como também a elevação de pressão arterial, taxas elevadas de glicose sanguínea, hipercolesterolemia, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, e até agravar alguns tipos de câncer, por isso vale a pena consumir o produto apenas moderadamente” finaliza.
A Páscoa está ai e dificilmente você vai conseguir evitar comer um chocolate! Por isso, achei legal compartilhar essas dicas que o Endocrinologista Alfredo Halpem e o cardiologista Daniel Magnoni explicam os benefícos e malefícios do consumo de chocolate e mais, qual o tipo de chocolate: para diabético, para alérgicos a proteína do leite e para os que tem intolerância a lactose. Confira tudo isso na foto abaixo:
Fonte: g1.globo.com / Matéria: Conheça os malefícios do consumo excessivo de chocolate.
Essa semana o Saúde e Suplementos vai estar recehado de dicas para sua páscoa!
Participe! Compartilhe sua opinião deixando seu comentário!
Obs: se tiver algum assunto específico que queira ver aqui no blog é só mandar que farei o possível para publicar aqui!
Comments